TRF3SPMSJEF

Acessibilidade

alto contraste
Transparência e Prestação de contas
Acesso à Intranet
Menu
InternetNotíciasNotícias 2020Maio 2020Justiça Federal de Ponta Porã homologa, por videoconferência, acordo de não persecução penal com réu no exterior

Justiça Federal de Ponta Porã homologa, por videoconferência, acordo de não persecução penal com réu no exterior

O uso da tecnologia tem permitido que a Justiça Federal realize audiências durante o período de isolamento social, provocado pela pandemia do novo coronavírus. Nessa semana, o juiz federal substituto  Ricardo Duarte Ferreira Figueira, da 1ª Vara de Ponta Porã (MS), homologou um acordo de não persecução penal, com o réu fora do Brasil.

O juiz federal substituto destacou que a audiência só foi possível em razão do uso da plataforma Cisco, grande empenho dos servidores da unidade judiciária para fazer contato com o réu e seu advogado por meio de email, telefone ou aplicativo de mensagens instantâneas, além da importante colaboração do Ministério Público Federal. 

O réu, jovem, primário, respondia pelo crime de descaminho de baixa monta. Sua audiência havia sido marcada antes da pandemia de Covid-19, mas desde então estava em intercâmbio nos Estados Unidos e só voltaria ao Brasil em novembro. A defesa pediu que a audiência fosse redesignada para janeiro de 2021, mas com a possibilidade da audiência virtual, manteve-se a data, sem prejuízo de redesignação ou retardamento do processo penal. 

O acordo de não persecução penal firmado será cumprido a partir de dezembro em Ponta Porã, assim que o réu retornar ao Brasil.

Fonte: AJUFE

Publicado em 25/05/2020 às 15h34 e atualizado em 31/03/2025 às 12h25